top of page
Buscar
  • Foto do escritorCirce Petersen

Novos desafios em saúde mental

Novos desafios durante e após a Pandemia são esperados para as equipes de saúde. Segundo artigo publicado em 15/4 na Lancet: “ Fadiga pós-infecciosa e síndromes depressivas têm sido associadas a outras epidemias, e parece possível que o mesmo se aplique à pandemia de COVID-19. Estudos longitudinais, especialmente se iniciados antes ou logo após o início da atual pandemia, serão cruciais para o estabelecimento de caminhos biológicos frequentemente complexos entre infecção e resultados de saúde mental.Outros métodos podem incluir amostragem de líquido cefalorraquidiano ou uso de PET para medir a inflamação cerebral; auto-relato do paciente ou teste comportamental do olfato, paladar e outras funções sensoriais cranianas ou vagais; métodos eletrofisiológicos para medir a função do tronco cerebral; e testes computadorizados de processamento cognitivo e emocional.Serão necessárias Informações para maior compreensão dos efeitos da infecção viral no sistema nervoso e biomarcadores mais precisos da função cerebral em pacientes com COVID-19, é necessário desenvolver intervenções para interromper ou impedir os efeitos biológicos adversos da SARS-CoV-2 no cérebro função e saúde mental.” (Emily A Holmes e Cols. (2020). Multidisciplinary research priorities for the COVID-19 pandemic: a call for action for mental health science, The Lancet).

Neste cenário será muito importante nos adaptarmos aos ambientes digitais. Estará em breve disponível a Entrevista estruturada para avaliação de transtornos de personalidade a E-TRAP da Vetor Editora, com roteiro mediado por plataforma digital. Primeiro instrumento brasileiro com avaliação adaptativa, que permite avaliação multidimensional de personalidade. Viabiliza não só diagnóstico segundo DSM V, mas avaliação de todo o funcionamento. Novas soluções em psicologia são muito bem vindas. Pois teremos uma epidemia de questões referentes a área de saúde mental na Pandemia do Covid 19 e precisamos ter novas alternativas para encurtar tempo e ter efetividade.


Referência - Emily A Holmes e Cols (2020). Multidisciplinary research priorities for the COVID-19 pandemic: a call for action for mental health science, The Lancet.


25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page